As Cores e Os Cheiros
- Chaiana Wolff

- 9 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Durante muito tempo acreditava-se que apenas pessoas sinestésicas (uma condição rara que interliga os cinco sentidos, p.ex.: ser capaz de ver os sons) eram capazes de associar cor – odor. Hoje já sabemos que mesmo para os não-sinestésicos, nossos sentidos se correlacionam de maneiras interessantes.
Considerando que todo perfume conta uma história, a sua embalagem deve ser capaz de comunicar atributos como bem-estar e frescor ou sedução e mistério. Elementos visuais como cor, forma e textura devem ser coerentes com o estímulo emocional que a fragrância irá desencadear no consumidor.
O Poder das cores
Identificar e descrever um odor não é uma tarefa fácil. Além de um cheiro evocar percepções que variam de individuo para individuo, existe uma grande dificuldade, pela parte do consumidor, de associar o olfato aos demais sentidos para que ele possa verbalizar a sua impressão sobre os perfumes. Neste contexto, as cores são um elemento importante na comunicação das emoções.
De acordo com o Pantone Color Institute, aproximadamente 20% de todos os sinais visuais vão para uma pequena parte do cérebro que produz os hormônios que controlam a homeostase, nosso senso essencial de equilíbrio e bem-estar como seres humanos. Isso explica o poder da cor para influenciar como as pessoas se sentem em relação a si mesmas, e as cores que os consumidores amam realmente fazem com que se sintam melhor - assim como a fragrância, que se conecta à mesma parte do cérebro.
A expressividade das cores é tão significativa, que ela se torna um transmissor de ideias. A reação às cores, assim como aos perfumes é algo instintivo. As experiências que cada indivíduo vai acumulando em sua memória no decorrer de sua vida que o define e o faz agir de determinadas maneiras.
Os sentidos da visão e do olfato intimamente ligados, como também as cores específicas moldam as expectativas olfativas. Por exemplo, a intensidade de uma fragrância se correlaciona com a intensidade das cores. Tons mais escuros remetem à fragrâncias mais marcantes, já os tons mais claros e pastéis remetem à fragrâncias mais suaves. Uma embalagem com detalhe dourado será para um perfume mais sofisticado e glamoroso.

Michael Edwards, especialista em fragrâncias, desenvolveu a The Fragrance Wheel (a roda das fragrâncias) que correlaciona 14 famílias olfativas e suas respectivas cores. Cada família leva à próxima, por exemplo – as flores se tornam flores suaves quando misturadas com aldeídos brilhantes e balanceadas por uma camada seca.
Tão único como cada indivíduo pode ser, independentemente de quantos perfumes possa usar, normalmente permanecemos fiel a uma ou duas famílias olfativas em particular.
O tipo de fragrância reflete como o indivíduo percebe a si mesmo e a como ele gostaria de ser percebido pela sociedade – ativa e dinâmica ou romântico e misterioso: a fragrância espelha a sua personalidade.

Assim como os cheiros, nossa cor favorita conta um pouco mais sobre nós. Através deles podemos manifestar as nossas emoções e os nossos humores.
Como está o seu humor hoje? Que emoção você quer sentir com o seu perfume? Como você quer ser percebido pelo outro?
#ateliesensorial #treinamentoolfativo #coresecheiros #cores #cheiros #emoções #perfumaria #cursodeperfumaria #olfato #scent #smell






Comentários