3bg34dhn8shl4wk6od1pk06254kptf
top of page

Famílias Olfativas, qual a sua favorita?

O universo do perfume é dividido em 'famílias'. Na realidade, muito poucos de nós têm um acervo confuso com famílias diferentes: muitas vezes sem perceber, tendemos a escolher perfumes dentro da mesma família olfativa. Instintivamente, preferimos as fragrâncias de algumas famílias e não gostamos de outras - embora possamos tender a uma família em particular num clima mais frio, ou por outra em dias ensolarados.



Tecnicamente, 'famílias olfativas' são um sistema de classificação que a indústria de fragrâncias usa há anos para colocar perfumes individuais em 'grupos' olfativos, com base em suas características dominantes. Faz parte da linguagem do perfume.


Cada Indústria, Escola de Perfumaria, Comissão Técnica, classifica as famílias olfativas de acordo com o seu entendimento.


No Ateliê Sensorial classificamos os perfumes em 7 famílias olfativas: Cítrica, aromática, floral, amadeirada, oriental, fougerè e chipre.


Família Olfativa Cítrica


A mais leve, versátil e casual de todas elas. As primeiras composições perfumadas da história, como as Águas de Colônia (Eau de Cologne) eram formadas, basicamente, por ingredientes cítricos, como bergamota, laranja, limão e mandarina, cujo óleo essencial é obtido por meio de expressão à frio da casca e até hoje ela é sinônimo de frescor e energia.


São composições de baixa tenacidade. Quando combinadas com notas florais, aromáticas ou amadeiradas se tornam mais complexas.


Descritores: Brilhante, saboroso, fresco, borbulhante


Família Olfativa Aromática


As ervas aromáticas são tradicionalmente usadas na perfumaria masculina, por seu caráter fresco, energético e viril. Numa definição bem ampla, os aromáticos são as ervas frescas utilizadas na culinária como alecrim, tomilho, sálvia e lavanda.

São multifacetados, podendo ser dividos em 6 grupos de acordo com as matérias-primas utilizadas: anisadas, mentoladas, cítricas, alavandadas/canforadas e frescas.

Aromáticos quando combinados com notas cítricas e especiadas produzem fragrâncias mais complexas e sofisticadas.

Descritores: Tônica, fresca, elegante, mediterrâneo, autêntico.


Família Olfativa Floral

A família floral nasceu na fim do século XIX, início do século XX. Reúne a maior concentração de perfumes femininos e agrada a mulheres do mundo todo. Muitas fragrâncias dessa família têm acordes facilmente reconhecidos, pois são puramente florais. A combinação de várias espécies de flores em um mesmo perfume surgiu entre as décadas de 1930 e 1940.

Algumas das flores usadas na perfumaria não podem ser extraídas na forma de óleo essencial, concreto ou absoluto, como a violeta, a frésia, o muguet entre outras, sendo inegável a necessidade de ter a disposição matérias-primas sintéticas idênticas ou não às moléculas existentes na natureza.

As flores podem ser aquecidas com um toque de especiárias ou dada a suculência das frutas. Quando adicionadas notas aldeídicas deixam o perfume com um ar futurista.


Descritores: Romântica, sensual, nobre, exótica, tendência.


Família Olfativa Amadeirada

Nesta família encontramos fragrâncias opulentas com notas amadeiradas no corpo e no fundo. Essenciais nos perfumes masculinos e cada vez mais comuns nos femininos, as madeiras concedem estruturas e volume ao buquê floral.


Notas quentes e opulentas podem ser obtidas com o sândalo. Notas secas e frias são provenientes do cedro e do vetiver. Para um efeito mais verde e úmido entram na formulação madeiras como patchouli.


Descritores: Elegante, profundo, introspectivo, sofisticado.

Família Olfativa Oriental


A família oriental é conhecida por sua profundidade e calor. O termo remete ao Oriente Médio e Norte da África que possuem características e preferências olfativas próprias. Os perfumes Orientais, porém, são uma interpretação do Oriente criada pelos perfumistas franceses.

Habanita de Molinard de 1921 é um dos primeiros Orientais da história, com um corpo floral, detalhes cítricos e de pêssego, é um perfume marcante, com fundo opulento de vanilla, incenso, couro, benjoim e musgo de carvalho. Alguns anos depois, em 1925, a maison francesa Guerlain, lançou um dos maiores símbolos dessa família, Shalimar, feito a base de vanilla e 30% de bergamota, um perfume atemporal.


A combinação de notas especiadas, vanilla e patchouli dão a característica olfativa desta família.

Descritores: Sofisticado, exótico, sensual, generoso, misterioso.


Família Olfativa Fougerè

Fougerè, em francês, significa samambaia, uma planta praticamente sem cheiro. No entanto, essa família tem uma fragrância marcante. Ela é baseada na harmonia entre as notas de Lavanda, gerânio, vetiver, musgo de carvalho e cumarina - sintético criado a partir do natural cumaru, também conhecido como fava tonka.


O nome fougerè foi dado a partir de uma criação inovadora: o perfume Fougrè Royale, de Houbigant, lançado em 1882. Ousado e inovador para a época, Fougerè Royale utilizou a cumarina pela primeira vez em uma composição que, junto com a lavanda e o musgo de carvalho, chega a um agradável cheiro similar ao feno.


Essa família evoluiu e hoje temos os fougerès modernos que é composto por lavanda, dihydromyrcenol, gerânio, iso e super, evernyl e cumarina.


Descritores: Forte, sensual, inovador, refinado, clássico.


Família Olfativa Chipre


Chypre de Coty foi lançado em 1917 e é considerado o principal marco desta família olfativa.


François Coty era um visionário e deixou um legado de contribuições para a perfumaria. Uma delas é o Cyhypre, um perfume que combinou notas cítricas, florais e amadeiradas e que deu vida à família Chipre na perfumaria, sucesso até os dias de hoje.


A combinação do cítrico bergamota, das flores Rosa e Jasmim, das madeiras Patchouli e Musgo de Carvalho e do Lábdano é indispensável para fazer do chipre um chipre.


Além desses ingrediente, a perfumaria se modernizou e hoje é possível encontrar diferentes variações da família, como os chipres florais, frutais e até adocicados.


Descritores: Original, atrevido, encantador, envolvente, voluptuoso, elegante.

 
 
 

Comentários


©2020 por Ateliê Sensorial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page