Ingredientes da Perfumaria - Rosa e Gerânio
- Chaiana Wolff

- 28 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Dois ingredientes que compartilham: Química e Perfume
Rosa

Talvez uma das flores mais populares entre todas, também conhecida como "A Rainha das Flores". Rosa é um ingrediente incrível e que muitas vezes é mal compreendido. Durante séculos, os termos feminino, floral e powdery foram associados à Rosa; embora tudo isso seja verdade, algumas espécies de rosa também carregam características como: fresca, cítrica, limpa, masculina, amadeirada e até notas frutadas.
Rosa na Perfumaria

A Rosa é predominante em todo o Mundo, em todas as formas e tamanhos, sem mencionar a variedade de cheiros e cores. No entanto, o cruzamento excessivo de rosas para criar um arco-íris de cores, infelizmente levou as rosas híbridas a perderem seu perfume.
Uma nota de meio, floral com impacto. Os extratos de rosa usados em perfumaria são provenientes principalmente de duas espécies: Damascena e Centifólia. As rosas vêm em dois tipos de extratos na perfumaria: como óleo essencial ou como absoluto (mais profundo e doce que o óleo essencial). A Rosa resistiu ao tempo, muito provavelmente, graças à sua capacidade de combinar perfeitamente com outras notas florais, amadeiradas e cítricas.
O óleo essencial e o absoluto de rosa contêm centenas de moléculas, o que explica porque seu perfume ser tão rico e multifacetado, muitas vezes apresentando facetas cítricas (capim-limão), verdes, frutadas, especiadas, tudo em um único ingrediente.
Quimicamente as rosas possuem mais de 300 constituintes, entre eles o linalol, geraniol,citronelol, nerol, óxido de rosas, etc. A combinação dessas moléculas entre si, traz uma infinidade de possibilidades. Não apenas podemos recriar o perfume da rosa (a um preço mais acessível) como também podemos produzir a mesma rosa, repetidas vezes, sem nos preocuparmos com a sua origem ou a sua safra. Não só isso! Podemos criar uma infinidade de fragrâncias de rosas com facetas, que não necessariamente, encontramos nas flores.
Gerânio

Não são as flores que carregam o seu perfume, e sim as folhas. Se você apertar uma folha de gerânio entre os dedos, sentirá as facetas cítricas e frutadas com um toque especiado, além do cheiro de rosas, é claro!
Geralmente seu perfume é confundido com o da rosa, mas com um aroma mais herbal, verde e menos polvoroso que a rosa.
Gerânio na Perfumaria
O óleo de gerânio é obtido pela destilação das folhas e caules. O líquido exala um aroma verde agudo e herbáceo, com um toque rosa mentolado. O óleo essencial de gerânio possuí mais de 50 componentes, nos quais se destacam o citronelol, nerol, geraniol e linalol - você pode ver ver porque ele é facilmente confundido com a rosa.
O nerol é encontrado no capim-limão, contribuindo para a faceta cítrica do gerânio e o geraniol é um dos ingredientes característicos do óleo de rosa, contribuindo para a faceta rosa do gerânio.
Onde a rosa tem um cheiro mais adocicado, o gerânio é mais aromático, tornando-o mais masculino para alguns narizes, o que o torna muito utilizado em acordes Fougères e Chipres tradicionais masculinos.
O Gerânio é uma ótima nota floral para unir as notas de topo e base, dando um impulso a qualquer ingrediente da rosa em uma composição.
#rosa #geranio #ingredientesdaperfumaria #perfumaria #ingredientes #ateliesensorial #treinamentoolfativo #cursodeperfumaria #fragrance #olfato #perfume






Comentários