Ingredientes da Perfumaria - Cardamomo
- Chaiana Wolff

- 8 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
O cardamomo, provavelmente, é o tempero menos comum na cultura ocidental. Na Europa, embora tenha se tornado bastante popular durante a Idade Média, esse primo do açafrão e do gengibre, nunca foi verdadeiramente popular. Já no Norte da África e na Ásia seu uso em receitas da culinária tradicional é generalizado.

Produção
Guatemala e Índia representam 70% da produção global. É colhida manualmente durante todo o ano, depois imersa em água e seca. Essa vagem que contém as sementes ajuda a preservar as suas propriedades aromáticas: sem essa proteção, seu perfume se degradaria em alguns meses.
História
Conhecida como rainha das especiarias, acredita-se ter propriedades divinas. Cleópatra usava o cardamomo para perfumar seu palácio antes de cada visita de Marco Antonio.
Durante a Idade Média, na Europa, foi usado na fabricação de hidromel, uma bebida fermentada de mel e água.
Perfumaria
O cardamomo só passou a ser amplamente utilizado na perfumaria nos últimos 20 anos.
São utilizados três produtos diferentes derivados do cardamomo: o óleo essencial, o extrato de CO2 e o absoluto. Para obter 1Kg de óleo essencial são necessários 30Kg de vagens.
O cardamomo é considerado uma especiaria fria em contraste com a canela, o cravo ou a noz-moscada. Ganhou este rótulo devido a seu odor levemente verde e com traços da doçura do anis.
Perfumes com Cardamomo:

Declaration, Cartier, 1998 - Perfume de Jean-Claude Ellena, um clássico da perfumaria combina cardamomo com cominho, bergamota, cedro e vetiver.

Cardamomo e Gengibre, Granado, 2019 - Uma fragrância aromática especiada, onde o cardamomo e o gengibre estão em harmonia com a bergamota, o cedro e o patchouly.

Humor à Rigor, Natura, 2014 - Perfume de Verônica Kato, é uma combinação inusitada do contraste do cardamomo com um acorde sensual de notas amadeiradas.






Comentários